Os compostos fenólicos, ou polifenóis, presentes no açaí, são os grandes responsáveis por sua atividade antioxidante. Essa ação retarda a velocidade da oxidação por meio de um ou mais mecanismos, tais como inibição de radicais livres e complexação de metais. Estas substâncias antioxidantes atuam na prevenção da aterosclerose reduzindo a oxidação do LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade), que se acumularia no interior de macrófagos da parede vascular, formando as placas ateroscleróticas.
A fruta também possui alto teor de lipídios, o que lhe confere alto valor energético. São 12% de ácidos graxos ômega-6 (ácido linoléico) e 60% de ácidos graxos ômega-9 (ácido oléico). O ômega-6 é um ácido graxo poliinsaturado essencial que ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol. Já o ômega-9 é um ácido graxo monoinsaturado essencial, que também atua na diminuição do colesterol-LDL e ainda regula os níveis do colesterol-HDL (lipoproteína de alta densidade).
O açaí é uma fruta tropical rica em compostos bioativos como carotenóides, antocianinas e compostos fenólicos. Os carotenóides, como o beta-caroteno e o licopeno, são pigmentos naturais com algumas propriedades como atividades antioxidante, anticancerígena e pró-vitamina A. As antocianinas também são pigmentos de ocorrência natural, responsáveis pela coloração azul, vermelha, violeta e púrpura de muitas espécies de frutas e vegetais. Pertencem à classe dos flavonóides e possuem ação hipolipidêmicas, antiplaquetária, antitrombótica e antioxidante.
Esta fruta possui aproximadamente 0,2 a 3,8 mg/100 g de carotenóides totais, 14,0 a 54,0 mg/100 g de antocianinas e 183,0 a 600 mg/100 g de compostos fenólicos. Os valores são bastantes diferentes devido à procedência da fruta.
O açaí encontra-se entre as frutas com maior capacidade antioxidante. Em ordem decrescente estão acerola, manga, morango, uva, açaí, goiaba, amora, graviola, maracujá, cupuaçu e abacaxi.
Além destes benefícios, o açaí é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e mantém suas propriedades mesmo sob a forma de polpa congelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário