As dietas orais hospitalares especiais são as que necessitam de alteração em algum nutriente para serem utilizadas em situações específicas. Dentre elas fazem parte a dieta hipogordurosa, a hipoprotéica e para diabéticos.
Dieta hipogordurosa: É utilizada em pacientes com doenças hepática, pancreática e da vesícula biliar. Toda a gordura de adição é retirada (óleo, azeite), assim como os alimentos ricos em gordura (frios, queijos, carnes gordas, gema do ovo etc).
Dieta hipoprotéica: É indicada para doentes renais, que necessitam da restrição da proteína da dieta, por isso são retirados os alimentos de origem animal (carnes, queijos, ovo, dentre outros).
Dieta para diabéticos: É recomendada para o controle do açúcar em pacientes diabéticos compensados. É isenta de açúcar de adição e de alimentos que possuam açúcar de adição, como por exemplos, doces.
O oposto também pode ocorrer, quando há a necessidade de aumento de nutrientes, como a proteína, então chamada dieta hiperprotéica. É indicada em infecções, quando há a necessidade de aumento do aporte calórico, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário