Pesquisa


WebNeste site

domingo, 18 de setembro de 2011

Mitos e Verdades sobre Saúde Oral


1. As consequências da saúde oral ruim ficam restritas à boca
Mito. Isto não é verdade. O que a gestante consome, por exemplo, é essencial ao desenvolvimento da dentição do feto. Uma alimentação inadequada nesta fase aumenta o risco de cáries dentárias e outros problemas bucais na criança anos após o nascimento. A dieta deficiente nas vitaminas B6 e B12 aumenta o risco de má formação do palato.
A cárie é a doença mais comum na infância (5 vezes mais prevalentes do que a asma)! Além disso, se a criança apresenta dores de dentes sua concentração na escola diminui e seu aprendizado é prejudicado.
Outro problema é que com dor a criança passa a optar por alimentos que não exigem tanta mastigação como iogurtes, balas (é só chupar), chocolates (derrete na boca), sorvetes e salgadinhos ou massas, que são mais moles e pobres em fibras. Tais alimentos não são tão nutritivos quanto frutas e verduras. Por isto, as complicações orais podem contribuir para o ganho de peso, deficiências nutricionais e doenças crônico-degenerativas a longo prazo.

2. Quanto mais açucarada a dieta maior é o número de cáries
Mito. Nem sempre, já que o problema não é a quantidade de açúcar na dieta mas sim o tempo que este açúcar permanece em contato com os dentes. Se a criança come um doce mas escova os dentes não há tanto problema quanto tomar um refrigerante ou comer alimentos ricos em carboidratos e que podem permanecer grudados nos dentes como os salgadinhos de pacote. Quando não há higienização as bactérias passam a digerir estes açúcar produzindo ácidos que danificam os dentes. 

3. Cáries na infância não são preocupantes já que os dentes de leite serão substituídos por dentes permanentes
Mito. O problema é que a perda da dentição precocemente prejudica o desenvolvimento da coroa dos dentes permanentes. Além disso, o dente permanente tem maior chance de nascer mal posicionado por falta de espaço entre os demais dentes de leite.

4. A osteoporose afeta apenas a espinha e os quadris
Mito. A osteoporose também conduz a perda de dente já que os ossos estão ancorados nos ossos da face, que também podem ser afetados. A mandíbula e outros ossos da face estão constantemente se renovando durante a vida. Para isso uma dieta adequada é fundamental. Nutrientes importantes aos ossos ou para seu perfeito metabolismo incluem cálcio, vitamina D, magnésio, cobre, zinco, manganês, boro, vitamina K, vitamina C, silício.

5. Dentaduras melhoram a saúde oral
Mito. Nem sempre, se as próteses não estiverem bem ajustadas a pessoa acaba optando pelos alimentos de mais fácil mastigação como massas e bolos. Se você cuida de um idoso fique atento ao posicionamento das dentaduras, se o indivíduo tem dificuldade de mastigação ou se sente desconforto. Enquanto a prótese não é substituída ajude-o a preparar alimentos mais nutritivos e de fácil mastigação como purês de legumes e de frutas, sopas, sucos batidos com vegetais, carnes moídas e macias.

6: Cáries são problemas exclusivos de crianças
Mito. Adultos também podem ter cáries. Além da higienização inadequada o uso de drogas como antidepressivos, diuréticos, anti-histamínicos e sedativos aumentam o risco de cáries pois diminuem a produção de saliva.
A mesma é importante para limpar a cavidade bucal com maior velocidade. Neste caso, um maior consumo hídrico é fundamental. Indivíduos que passaram por cirurgias de estômago ou intestino também podem absorver menos os nutrientes importantes para a saúde dentária e também para a produção de saliva. Indivíduos diabéticos também precisam dar mais atenção à higienização visto que o risco de doenças periodontais dobra neste caso. E, é um ciclo vicioso já que as doenças periodontais dificultam o controle do diabetes.

7. Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries
Mito. Os chicletes ou balas sem açúcar não provocam cáries, mas também não auxiliam contra elas. É ideal que a escovação, além de ser feita após as principais refeições, no mínimo três vezes ao dia, seja realizada após a ingestão de doces.

8. O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído
Mito. Depende de sua posição dentro da arcada dentária. Se o crescimento do siso for incomum, "empurrará" o restante dos dentes e pode entortar a arcada; há casos em que o siso causa desconfortos como dores, e então se torna essencial a extração. Há casos em que o crescimento deste dente não causa nenhum problema e não há a necessidade da extração.

9. Enxagüantes bucais podem substituir uma escovação
Mito. A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza dental, os Enxagüantes são usados apenas como complemento. Sozinhos, sem a escovação e o fio, eles não têm utilidade nenhuma.

10. Dentes sensíveis se fortalecem com flúor
Verdade. Normalmente a sensibilidade dos dentes é causada por pequenos canais presentes na superfície dental, em maior quantidade na raiz e o flúor promove uma remineralização e fecha esses pequenos canais.

11. Creme dental clareador funciona?
Mito. Ele faz apenas uma limpeza da superfície, o que dá a falsa impressão de dentes mais claros. É possível, sim, que seja usado como complemento ao clareamento realizado pelo dentista, mas com cautela, pois pode ser 12. abrasivo.

12.Usar enxaguante bucal com álcool prejudica o paladar?
Verdade. Os produtos que têm um teor alcoólico alto na composição, realmente afetam as papilas gustativas e alteram o paladar. Além disso, podem ser prejudiciais à mucosa da boca, pois acabam desidratando e deixando-a seca. Existem alternativas de Enxagüantes sem álcool, mas o correto é consultar um dentista para que seja prescrito o produto certo com a frequência adequada para cada caso.

13. Mascar chiclete acaba com o mau hálito?
Mito. Quem já tentou essa artimanha sabe que o sucesso é temporário. Na hora, você pode até sentir um alívio pelo aroma que a goma de mascar oferece, mas quando a real causa não é devidamente tratada, o cheirinho desagradável volta logo depois.

14. Chupar limão desgasta o dente?
Verdade. A acidez do limão pode corroer o esmalte, sim. E quem tem esse costume, pode até apresentar desgaste com o passar do tempo. Se você é fã somente da limonada, fique tranquila. Ainda que tome o suco diariamente, dificilmente irá estragar o esmalte.

15.Escova dura limpa melhor?
Mito. Além de machucar a gengiva por causa do atrito, as cerdas nada macias representam risco ao esmalte e aumentam a sensibilidade dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...