Pesquisa


WebNeste site

domingo, 4 de setembro de 2011

Como alimentar idosos acamados?


 
1. É necessário ter algum cuidado especial para dar comida ao idoso que está acamado?

A posição da pessoa no ato da alimentação é de fundamental importância, esteja ela alimentando-se pela boca, por sonda nasoenteral ou gastrostomia.

O idoso não deve estar deitado em hipótese alguma, e o ideal seria que se mantivesse sentado, pois assim minimiza-se o possível risco de o alimento ir para o pulmão e não para o estômago. Mas sentar uma pessoa acamada nem sempre é uma tarefa simples e segura. Por isso, recomenda-se que o idoso não esteja nem deitado por completo nem sentado como numa cadeira, seria o meio termo dessas posições.

É também nessa posição que deve permanecer por pelo menos 30 minutos após ter recebido o alimento ou tomado qualquer liquido, inclusive medicações.

2. Em determinado momento da doença muitas pessoas com Alzheimer podem recusar-se a comer, o que pode levar à desnutrição. Essa situação leva a problemas, como atrofia dos músculos, menor absorção de medicamentos e até mesmo à morte. O que fazer quando alguém como Alzheimer não quer comer?

Muitos idosos com Alzheimer ou qualquer síndrome demencial podem recusar-se a comer porque perdem o apetite ou simplesmente porque não se lembram que ainda não comeram.

Nesses casos os familiares e/ou cuidadores devem ter muita paciência com a pessoas doente no ato da alimentação. A oferta dos alimentos deve ser feita com uma certa insistência até que uma quantidade considerável de comida seja ingerida, sempre respeitando o ritmo de cada pessoa (os idosos tendem a comer mais lentamente que os adultos).

3. De que maneira é possível melhorar a alimentação do idoso que está acamado?

Hoje em dia já encontramos em farmácias e lojas especializadas, suplementos nutricionais capazes de suprir boa parte dos nutrientes necessários às pessoas, inclusive dos idosos. Eles são comercializados na forma liquida ou em pó, nas versões com sabores variados (banana, chocolate, baunilha, morangos, etc), ou mesmo sem sabor. Uma boa opção de uso dos suplementos nutricionais é adicioná-los a preparações bem aceites pelos idosos.
Devemos incrementar sucos, vitaminas de frutas, sopas, etc. mas também podemos suplementar a alimentação adicionado leite em pó ao leite liquido convencional, azeite em receitas salgadas que o idoso aceite bem, e a depender do caso incrementar algumas receitas com creme de leite, clara de ovo (a parte branca), mel, e o que mais a imaginação permitir e o paladar aceitar. Além disso, podemos enriquecer feijões, por exemplo, cozinhando uma beterraba e carne junto deles, ou acrescentar cenoura ralada no arroz (preferir o integral).
As vísceras animais, como fígado, são alimentos riquíssimos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, e forneceram boas proteínas também. Uma sugestão é prepará-los junto com carne moída, ficará nutritivo e o sabor mascarado.

4. E como escolher o melhor tipo de dieta?

Essa é uma pergunta um tanto quanto complexa. A dieta deve adequar-se ao estado nutricional da pessoa, às doenças pré-existentes, aos hábitos alimentares de cada um, além de ter que estar de acordo com o meio de entrada do alimento no indivíduo (se pela boca ou por sonda).
Se for pela boca deve atender às condições bucais da pessoa, isto é, se ela tem dentes suficientes para uma mastigação adequada, se há ferimento na gengiva, língua ou bochechas, e ainda se o idoso tem alguma dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos.
Portanto, não existe uma receita pronta da melhor dieta, e sim uma dieta ideal para pessoa. Lembrando que uma alimentação saudável deve ter diariamente carne, leite, frutas, legumes e verduras, cereais (arroz, aveia, milho, etc.), tubérculos e raízes (batata, mandioca, etc) e feijões (ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijões de todo os tipos).

5. Há muitas pessoas que usam sonda. Quais os cuidados que se deve ter no preparo da refeição caseira?

Um dos segredos da alimentação via sonda nasoenteral é a fluidez da dieta. E esse é um quesito em que se deve ter atenção redobrada no caso da refeição feita em casa, a dieta caseira. Basta entender que a dieta terá que passar, sem esforço algum, por aquela “mangueirinha” que leva a comida até o estômago, ou intestino, do paciente.
Portanto, deve ser quase tão fluida quanto à água. Mas como fazer isso com uma sopa, ou um sumo de frutas mais grosso? Devemos adicionar água pura! Mas a água pura não nos fornece nenhum nutriente, então devemos valorizar aquela água usada para cozinhar os alimentos, nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais.
Uma opção é acrescentar leite, que é um alimento nutritivo, além de ser líquido. Devemos lembrar também que a pessoa alimentada por sonda não sente o sabor dos alimentos que lhe são ofertados, então uma sopa que tiver o leite adicionado não deve causar estranheza, assim como podemos acrescentar azeite numa vitamina de frutas. O “segredo” é a dieta estar bem líquida, sem deixar de ser nutritiva.
Um outro aspecto a ser considerado é que para que a dieta esteja bem fluida os alimentos que a compuseram devem ser sempre muito bem cozidos, batidos (de preferência num liquidificador) coados, de duas a três vezes, logo sem seguida. Esse procedimento, embora trabalhosos evitará que a sonda fique entupida pelos pequenos pedaços de alimentos e as suas fibras, o que implicará à ida do paciente até um serviço médico para que a sonda seja trocada.
Outra dica importante para a preservação dos nutrientes de uma sopa para a sonda é que esta seja preparada diariamente e mantida no frigorífico, e batida somente instantes antes de ser ofertada ao paciente. Isso garantirá uma oferta maior de nutrientes.
Devemos lembrar também que a alimentação pela sonda deve ser sempre ofertada à temperatura, nem quente ou morna, nem fria ou gelada. Isso evitará que o paciente apresente diarreia.

6. Quais os cuidados adicionais com a sonda?

Um cuidado importante na manutenção sonda é a sua lavagem imediatamente após à passagem de alimentos por ela. Esse procedimento equivaleria à escovagem dos dentes de pessoas que se alimentam pela boca.
A lavagem deve ser feita com cerca de 50 ml (1 xícara de café) de água pura e uma seringa. Mas se por ventura a sonda entupir mesmo seguindo essas recomendações deve-se amornar meio copo de água (100 ml) e com o auxílio de uma seringa injetar a água morna pela sonda formando pressão.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...