Pesquisa


WebNeste site

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dieta Rejuvenescedora

Durante o II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI/Ganepão, realizado de 14 a 16 de junho passado, em São Paulo, especialistas abordaram temas bastante interessantes, como o da dieta rejuvenescedora. 
A relação dos alimentos com o envelhecimento precoce e suas propriedades de manter a jovialidade por mais tempo foram explicadas pelo nutricionista Marcelo Ferro, responsável pelo setor de nutrição da clínica Healthy.
Todo mundo sabe que envelhecer é inevitável, mas o que muitos não sabem, é que hábitos irregulares ou equivocados na alimentação podem antecipar este processo. O macarrão, prato tão familiar no almoço de domingo, é um típico exemplo. Apesar de rico em carboidratos (componente alcalino), quando misturado ao molho de tomate (substância ácida), torna a digestão muito mais difícil. Obriga o organismo a gastar um elevado nível de energia, fato que pode enfraquecer drasticamente as células. Uma alternativa recomendável para quem não abre mão de uma massa é a troca do molho de tomate por alho e óleo, ou ainda por vegetais, como no Yakisoba, servido em restaurantes orientais.
Analisando já há alguns anos, a relação entre a combinação de alimentos de caráter ácido (carnes vermelhas, ovos e molhos) e alcalino (batata, mandioca e massas) com o envelhecimento precoce, Marcelo concluiu que  quando existe mistura entre esses dois tipos de proteínas, o organismo necessita de mais energia para a digestão. O fato faz com que haja um conflito digestivo e a célula fique defasada energeticamente.
Segundo o nutricionista, há evidências clínicas que indicam que quanto menos energia é gasta no processo digestivo, maior é longevidade. Com o acompanhamento de pacientes com fibromialgia encaminhados pelo grupo de dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, foi possível observar que a dor muscular, típica desses casos, estava relacionada com a deficiência de ATP, substância que atua no armazenamento de energia.
- “Após adotar dietas regulares quanto ao consumo de componentes de digestão ácida e alcalina, percebemos que o processo de fabricação de ATP ficou mais rápido e os pacientes passaram a sentir menos dor”, Marcelo explica. Isto se aplica também a atletas olímpicos que, também demonstraram melhoras relacionadas ao potencial energético.
- Quando há combinação entre os dois alimentos, a enzima de um interrompe a ação do outro. O que fazemos, ao elaborar as dietas, é separar o consumo destes elementos a fim de permitir que o processo digestivo seja facilitado, conclui. Sua dica principal é que na hora da refeição, os alimentos alcalinos, ricos em amido (batata, mandioca, arroz, cereais e carboidratos), sejam digeridos nas entradas.
- Comece com eles e, depois, adicione as proteínas de origem animal (carnes e ovos). Alimentos neutros, como agrião, alface, chuchu e outros vegetais, podem ser consumidos tanto com amidos, quanto com proteínas de origem animal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...