Pesquisa


WebNeste site

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Embalagens comestíveis e mais seguras

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho (UM) desenvolveu uma embalagem "inteligente", que pode ser comida ao mesmo tempo que é capaz de aumentar o ciclo de vida natural dos alimentos
Esta inovação denominada Nanopacksafer aplica a nanotecnologia às embalagens e está a ser desenvolvida no âmbito do projecto internacional Nanopacksafer pelas universidades do Minho (IBB/CEB e Centro de Física), Aveiro, Vigo, País Basco, Complutense de Madrid e Centro de Investigação Valenciano IATA-CSIC.
O projecto pretende desenvolver embalagens alimentares com melhores propriedades antimicrobianas, mecânicas e térmicas, através de nano-revestimentos edíveis (proteção comestível), filmes não-edíveis e nano-partículas.
Os dispositivos permitirão também a monitorização efetiva das propriedades do alimento. Por exemplo, será possível verificar facilmente a qualidade da carne, do queijo ou da fruta através de "sinais" de nanossensores incorporados no próprio revestimento. A camada finíssima poderá também ser comestível sem que ocorram alterações no sabor dos alimentos.
Segundo José Teixeira, especialista em tecnologia alimentar e responsável por esta investigação, o trabalho feito pela equipa que lidera permitirá o "controle da atmosfera interna do invólucro, a libertação controlada de moléculas com atividade antimicrobiana, antioxidante ou de captura de oxigénio, bem como o uso de nano-hidrogeis poliméricos, que libertam determinados ingredientes em resposta às condições ambientais".
Estas embalagens inteligentes funcionais vão aumentar a proteção dos alimentos e prolongar o seu ciclo de vida.
Apesar de a tecnologia estar a suscitar o interesse de várias empresas, havendo mesmo a expectativa de a invenção chegar ao mercado em breve, José Teixeira admite que "os custos materiais e humanos associados continuam muito elevados". O investigador realça igualmente que a procura por alimentos cada vez menos processados e mais naturais está a aumentar, pelo que, o percurso para a implementação das embalagens "inteligentes" ainda é longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...