Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quando introduzir a alimentação complementar para o bebê?

Esta é um dúvida muito comum a várias mães. O recém-nascido amamentado ao seio não necessita de nenhum tipo de alimento adicional, até os seis meses de idade.

Após esta idade, será preciso introduzir outros alimentos, gradualmente, na dieta da criança, primeiro para complementar o leite do peito e, progressivamente, para substituí-lo e adaptar a criança alimentação do adulto.

Alguns motivos podem fazer com que a introdução de outros alimentos seja antes, especialmente quando a amamentação precisa ser diminuída antes do seis meses. É o caso de mães que trabalham fora e de outras que precisam usar medicações. O pediatra deverá orientar este tipo de situação já que a introdução de outros alimentos deve respeitar a maturidade da criança.

A partir do sexto mês de vida a maioria das crianças está preparada para aceitar a alimentação pastosa. Nesta fase ocorre a maturação da função gastrointestinal e renal e o desenvolvimento neuromuscular. Aos poucos, a criança vai criando capacidade física e fisiológica para adaptar-se a diferentes alimentos, texturas e modos de alimentação.

A alimentação complementar ideal em termos nutricionais deve conter alimentos dos diversos grupos.

A primeira papinha deve ser de sal. Crianças que consomem primeiro a fruta desenvolvem preferência por sabor doce. Porém, toda a orientação deve ser discutida com o pediatra.

A primeira refeição de sal pode ser constituída de uma papinha grossa, cuja base seja arroz, batata ou inhame, acrescidos de hortaliças, de caldo de carne, leguminosa e um óleo vegetal. Do grupo das leguminosas podem ser usados caldo de feijão, purê de ervilhas e de lentilhas. As carnes devem ser oferecidas em caldos (boi e frango). As hortaliças devem ser cozidas e peneiradas. Alguns alimentos do grupo dos vegetais não devem ser usados, sobretudo os que possam conter agrotóxicos como tomates e pimentões.

Alimentos de sabor forte como cebola e alho, ervas e condimentos não devem ser usados. A amamentação deve continuar em livre demanda após o sexto mês de vida. Após a introdução da refeição de sal, frutas e sucos podem ser usados, especialmente nos intervalos da manhã e da tarde. Frutas como morango devem ser evitadas, assim como as ácidas (limão, abacaxi). Se possível, evite adicionar açúcar aos sucos. A laranja Lima pode ser uma excelente opção para se misturar a outros sucos, evitando assim adoçá-lo.

De forma geral, a rotina diária para crianças (a partir de seis meses) que irão introduzir pela primeira vez a refeição de sal deve ser da seguinte maneira:

  Pela manhã:  aleitamento materno em livre demanda
  Almoço (10-12h):  refeição de sal
  À tarde:  aleitamento materno
  Intervalo (17-18h):  aleitamento materno
  À noite:  aleitamento materno.

De acordo com orientação profissional os intervalos da manhã e da tarde serão substituídos por frutas e sucos.

No caso de mães que não podem amamentar nos intervalos da manhã e da tarde, um profissional deve ser consultado sobre a fórmula láctea a ser usada.

O jantar só deve ser introduzido por volta do nono mês.

A formação do hábito alimentar da criança começa com a introdução da alimentação complementar. Assim, a família precisa ficar atenta e garantir a melhor qualidade dos alimentos para a criança para que elas cresçam e sejam adultos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...