Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Propriedades Nutricionais da Semente de Linhaça



Os alimentos funcionais ganharam destaque pelos efeitos benéficos que promovem à saúde. Isso se reflete no crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças.
A Linhaça (Linum usitatissimum L.) é uma das mais antigas plantas cultivadas, é uma semente oleaginosa rica em gordura, proteína e fibras dietéticas. Os principais componentes do óleo das sementes de linhaça são os ácidos graxos da família Ômega-3, e também os da família Ômega-6, com seus respectivos precursores e derivados, além das ligninas e mucilagem.
Os compostos fenólicos presentes em óleos de sementes possuem fortes propriedades antioxidantes e quando usados junto com ingredientes de alimentos processados contendo lipídeos podem exercer um efeito positivo na redução da oxidação lipídica.
O Óleo de Linhaça possui os ácidos graxos Ômega-6 e Ômega-3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, sendo altamente indicado para o reequilíbrio das proporções entre os dois grupos de ácidos graxos.
O omega-3 vegetal, principalmente em forma da farinha de linhaça dourada, que é sua fonte mais abundante, é muito mais acessível e econômico. E ele não se ressente de gosto e odor tão penetrantes como o óleo de peixe, que muitos indivíduos rejeitam impondo-se complexos procedimentos industriais para a desodorização e mascaramento do sabor.
Para um maior aproveitamento dos nutrientes e fotoquímicos da linhaça, é necessário liquidificar as sementes e armazená-la em um recipiente fosco, com tampa, sob refrigeração.
Vale lembrar que seu uso deve fazer parte de uma alimentação equilibrada, levando-se em consideração seu valor energético. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...