Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Criança com sobrepeso ou obesas e o uso de adoçantes

Diversas pesquisas concluíram que a substituição do açúcar de adição e das bebidas adoçadas com açúcar por adoçantes e bebidas diet ajuda a evitar e desacelerar o ganho de peso em crianças, na faixa pré-escolar, com sobrepeso ou obesas.
Embora alguns estudos não demonstrem os mesmos resultados (alguns até observaram aumento do peso destas crianças), pesquisas revelaram que o excesso de peso em crianças se deve frequentemente ao consumo de cerca de 150 calorias extras por dia, sugerindo que pequenas mudanças de estilo de vida, como a substituição do açúcar por adoçante e a prática de atividades físicas, podem prevenir o excesso de peso desta população.
Além da recomendação dietética da substituição dos alimentos ricos em gordura e de “calorias vazias” (como salgadinhos, refrigerantes e balas) por alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, a troca do açúcar pelo adoçante é uma medida bastante efetiva para reduzir a ingestão calórica tanto em adultos como em crianças. Um estudo mostrou que esta substituição foi responsável pela redução de aproximadamente 100 calorias por dia.
O açúcar de adição representa cerca de 20% da energia total proveniente da alimentação das crianças, sendo que um terço desta quantidade vem de bebidas adoçadas com açúcar (como sucos artificiais e refrigerantes), e de 56% a 85% das crianças em idade escolar bebem ao menos 240 ml deste tipo de bebidas por dia. Isto pode significar uma ingestão média de 55 a 190 calorias por dia a mais do que a de crianças que não consomem estes produtos.
Entretanto, especial atenção deve ser dada nestes casos, pois a ingestão diária aceitável é recomendada por quilograma de peso corporal e as crianças podem atingir rapidamente o limite máximo. Portanto, seu consumo de adoçantes para crianças deve ser feito por indicação de médico ou nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...