Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Controle Integrado de Pragas na Cozinha

A presença de pragas nos estabelecimentos de alimentos compromete a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, transmitem doenças aos clientes e trabalhadores, e revelam que os procedimentos de boas práticas de manipulação não estão sendo adotados.
As pragas urbanas mais importantes para quem trabalha no ramo da alimentação são as baratas, moscas, formigas e roedores (camundongos, ratos e ratazanas).

Em relação ao risco à Saúde Pública, as baratas domésticas são vetoras na carreação de microrganismos patogênicos, através do seu corpo e patas, sendo responsáveis, principalmente, por doenças de natureza gastrointestinais, conjuntivites, infecções urinárias, toxinfecções alimentares, alergias, verminoses, micoses, protozooses.. Os roedores urbanos estão vinculados às conhecidas doenças transmitidas ao homem, destacando-se: leptospirose, salmonelose, hantavirose, peste, além de sarna e micoses. As moscas são fortemente atraídas por restos orgânicos em decomposição, fezes de animais ou humanas e ao pousar em superfícies domésticas, utensílios ou em humanos, veiculam agentes patogênicos em suas patas, disseminando-os e transmitindo várias doenças, principalmente, distúrbios gastrointestinais. Apesar de não serem repugnantes, as formigas possuem um potencial de contaminação semelhante às baratas, pois também são condutoras mecânicas de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos.

As pragas urbanas invadem as cozinhas na busca por alimento, água e abrigo. O Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir o acesso e a proliferação de vetores e pragas urbanas. O objetivo é minimizar o uso abusivo e indiscriminado de praguicidas. É chamado integrado porque é composto por uma seleção de métodos de controle e o desenvolvimento de critérios que garantam resultados favoráveis sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico. A aplicação de produtos só deve ser realizada quando adotadas todas as medidas de prevenção, só podendo ser utilizados produtos registrados no Ministério da Saúde.

Os fatores que propiciam a proliferação de pragas são conhecidos por 4AS: alimento, água, abrigo e acesso.
Aqui vão algumas dicas:

Eliminando fontes de água e alimentos

. Conservar os alimentos em recipientes bem fechados ou na geladeira.

. Limpar diariamente o fogão (principalmente gavetas) e embaixo da geladeira.

. Limpar quinzenalmente caixas de gordura, mantendo-as bem fechadas.

. Remover o lixo diariamente, quantas vezes necessário, devidamente tampados e ensacados. Os sacos de lixo devem ser colocados em lugares altos próximo à hora da coleta. Lavar periodicamente a lixeira, mantendo-a seca e fechada.

Eliminando abrigos

. As áreas internas e externas do estabelecimento devem estar livres de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, sem entulhos, materiais empilhados(madeira, canos, telhas), com mato e grama devidamente aparados.

. Limpar freqüentemente de armários, principalmente aqueles com pouco uso e/ou muito entulhados.

. Embalagens de papelão ou madeira usadas para transporte de alimentos devem ser descartadas.

. Vedar todos os orifícios, aberturas ou frestas nas paredes.

Eliminando o acesso

. As portas e as janelas devem estar ajustadas aos batentes.

. As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas. Proteger vãos sob as portas com rodinhos de borracha.

. Os ralos devem ser do tipo abre e fecha para serrem fechados quando em desuso.

. Manter tampas bem ajustadas ou telas milimétricas em conduítes elétricos, canalizações de águas pluviais, interruptores de luz, saídas de telefones, etc...

. Vedar adequadamente fossas sépticas, assépticas, instalações hidráulicas e rede de esgoto.

Quando a adoção das medidas preventivas não forem suficientes para eliminar as pragas e for necessário o uso de produtos químicos, deve-se contratar uma empresas especializada em  controle de pragas. Ao contratar uma empresa solicite a Licença de Funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária. A empresa especializada deverá ter um responsável técnico devidamente habilitado.

As Empresas deverão fornecer aos clientes, comprovantes de execução de serviço contendo no mínimo, as seguintes informações: nome do cliente; endereço do imóvel; pragas alvo; grupos químicos dos produtos utilizados; nome e concentração de uso do princípio ativo e quantidade do produto aplicado na área; nome do responsável técnico com o número do seu registro no Conselho correspondente; número do telefone do Centro de Informação Toxicológica mais próximo e endereço e telefone da Empresa Especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...