Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nutrição em Diabetes Gestacional

O que é o diabetes gestacional?
É uma intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. Neste conceito não estão incluídas as mulheres previamente diabéticas que engravidam. O diabetes gestacional é causado pela ação dos hormônios placentários que antagonizam a ação da insulina materna. Seu diagnóstico é feito por testes laboratoriais geralmente com sobrecarga oral de glicose. É o problema metabólico mais comum deste período, ocorrendo em aproximadamente 8% das gestações. Diabetes gestacional mal controlado pode causar macrossomia (aumento do peso fetal), malformações congênitas, abortos espontâneos e hipoglicemia no recém-nascido.

Fatores de risco para se desenvolver diabetes gestacional
Sobrepeso, obesidade e ganho de peso excessivo durante a gestação estão entre os principais fatores de risco. Outros fatores são idade maior que 35 anos, baixa estatura da mãe, história familiar de diabetes, síndrome do ovário policístico, história prévia de recém-nascido com mais de 4kg, hipertensão ou pré-eclâmpsia.

Tratamento
O tratamento inicial é essencialmente nutricional e consiste em orientação alimentar com controle de carboidratos de absorção rápida e que permita um ganho de peso adequado (300 a 400g por semana após o segundo trimestre). Atividade física adequada deve ser estimulada respeitando-se as contraindicações obstétricas. Deve-se ainda realizar, regularmente, controle das glicemias preferencialmente em casa com glicosímetro. A glicohemoglobina é um exame laboratorial que realizada periodicamente mostra como está o controle médio da glicemia. Quando a dieta não é suficiente para se manter os níveis desejados de glicemia, o tratamento medicamentoso (insulina ou comprimidos) deve ser considerado.

a dieta da grávida com diabetes gestacional
A ingestão total de calorias deve ser calculada de acordo com o peso da gestante. O valor calórico total deve ser distribuído em 40 a 45% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 30 a 40% de gorduras. A ingestão de colesterol deve ser menor que 300mg/dia, dando prioridade às gorduras boas como o azeite, óleo de canola e, se possível, alimentos ricos em ômega-3. A gestante deve ainda consumir diariamente 20 a 35g de fibras encontradas em alimentos como a aveia, frutas, legumes e vegetais.

Adoçantes podem ser usados durante a gravidez
Sim. Embora deva-se evitar o consumo exagerado, atualmente os adoçantes aprovados para uso pelas gestantes são sucralose, aspartame, acessulfame-K e sacarina.

Mulheres com diabetes gestacional podem ter parto normal?
As gestantes com bom controle metabólico e que não apresentam antecedentes obstétricos de morte perinatal, macrossomia ou complicações associadas podem aguardar a evolução espontânea para o parto normal até o termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...