Pesquisa


WebNeste site

domingo, 11 de setembro de 2011

A Filosofia da Alimentação Macrobiótica

Macrobiótica é a arte da longevidade e do rejuvenescimento. Vem de "macro" - maior e "bio" - vida. O introdutor desta filosofia no ocidente foi Dr. George Ohsawa.
Na verdade, a Alimentação Macrobótica não é considerada uma prática alimentar, como o vegetarianismo ou naturalismo e sim uma filosofia, pois é preciso aprender como dormir, como acordar, como se vestir, como se banhar, como fazer a primeira refeição, etc. Por isso as desvantagens da macrobiótica são inúmeras quando ela é adotada somente como dieta e não como filosofia de vida.
Enquanto os nutricionistas dão importância ao valor nutritivo dos alimentos, calorias, etc, os adeptos da Alimentação Macrobiótica valorizam o poder energético dos alimentos, baseados na lei imutável do chamado Princípio Único, a lei do Yin e Yang, que se concretiza, no final, no zen, que significa o equilíbrio. Esta diferença deve-se, provavelmente, ao fato dos ocidentais serem materialistas, apreciadores da ciência exata e a macrobiótica, por sua vez, provém do oriente, das percepções baseadas nas Leis da Natureza.
O Yin e o Yang são duas forças antagônicas, opostas, contrárias, que se integram por serem complementares - ao se aprofundarem mais os ensinamentos, percebe-se que estas duas forças são dinâmicas e que elas regem nossa vida física e espiritual.
O símbolo que representa a Macrobiótica ilustra perfeitamente que nada é 100% yin ou 100% yang. São duas baleias acasalando-se, a fêmea (yin), em preto (yin) com o olho branco (yang) e o macho (yang), em branco (yang) com o olho preto (yin). E, segundo a filosofia Macrobiótica é justamente este dinamismo yin-yang que nutre nosso organismo, não as calorias!!

A macrobiótica preocupa-se em adequar os alimentos energeticamente segundo as necessidades individuais levando em conta a idade, o sexo, a atividade física. E de todos os alimentos usados o único produto considerado equilibrado é o "Arroz Integral", que tem energias opostas equilibradas. Na linguagem dos nutricionistas podería-se dizer que é o único alimento que tem a proporção sódio-potássio na sua forma equilibrada .
Porém, o arroz integral só será devidamente aproveitado se bem mastigado (no mínimo 33 vezes), pois se o alimento não for corretamente triturado, ou se for deglutido sem ser mastigado, seu valor nutritivo torna-se nulo. E mais importante que a mastigação é a salivação - sem saliva não há macrobiótica. A importância da salivação está na satisfação espiritual (que também tem carências nutricionais).
Os alimentos em geral se caracterizam por possuírem maior energia Yin ou Yang e devemos aprender a equilibrá-los segundo as nossas necessidades físicas - mentais e espirituais.
Alimentos yin: milho, centeio, aveia, cevada, berinjela, tomate, pimento, favas, pepino, espargos, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-roxa, couve-flor, lentilhas, polvo, pescada, truta, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga e margarinas, frutos frescos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, tília, hortelã-pimenta, camomila.
Alimentos yang: arroz, milho-miúdo, trigo, alface, repolho, alho-porro, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenouras, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, malte, chá mu, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.
Alimentos principais: cereais integrais (arroz, trigo, painço, aveia, centeio, cevada)
Alimentos secundários: chá, sal marinho, legumes , verduras, raízes, frutas, óleos extraídos à frio.
Alimentos opcionais: peixes, aves e ovos ( quanto menos, melhor para a saúde), leite e derivados ( preferir os de soja ou cabra).
Os alimentos principais e secundários são classificados desta maneira levando em conta o equilíbrio energético (yin/yang) deles. Assim, os alimentos principais são os mais equilibrados e os secundários são aqueles mais yin ou mais yang que devem ser ingeridos segundo o desequilíbrio individual. Por exemplo, se uma pessoa está mais yin ela deve se alimentar mais yang para elevar sua energia !!
Assim sendo, podemos dizer que a Saúde está ligada aos hábitos alimentares que, por sua vez possuem múltiplas raízes emaranhadas: sensoriais, emotivas, familiares, sociais, intelectuais, culturais, etc.
Através da alimentação baseada no Principio Único, nosso corpo terá a possibilidade de se restabelecer, pouco a pouco, mudando o comportamento, o temperamento e em consequência, o meio e toda a sociedade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...