Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

As características do leite materno



O leite materno é muito mais do que uma simples coleção de nutrientes, ele proporciona proteção exclusiva contra infecções e alergias e também estimula o perfeito funcionamento do sistema imunológico (defesa) do bebê. Tem água em quantidade suficiente, mesmo em clima quente e seco o bebê que apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água! Ele contém proteína e gordura mais adequadas para a criança e na quantidade certa; também tem mais lactose (açúcar do leite) do que os outros leites.
Possui vitaminas em quantidades suficientes, não há necessidade de usar suplementos vitamínicos; tem ferro em quantidade suficiente também. Não há grande quantidade de ferro, mas ele é bem absorvido no intestino da criança Possui quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo.
Possui uma enzima especial (lipase) que digere gorduras, por isso o leite não é "pesado" como outros leites, como o leite de vaca, por exemplo. O leite materno é facilmente digerido e absorvido e absorvido.
O Leite Materno também apresenta em sua composição diversas bactérias (probióticos) que irão compor a flora bacteriana intestinal da criança, regulando o funcionamento do trato digestivo e protegendo contra doenças infecciosas. Além dessas bactérias, ele também fornece os prebióticos, substâncias que servirão de alimento para elas, mantendo a população de microorganismos intestinais satisfatória.
A composição do Leite também muda durante a mamada. O leite do início contém mais água e proteínas, que mata a sede; o do fim contém mais gordura que proporciona saciedade. Portanto, deve-se orientar as mães a esvaziar a mama ao máximo cada vez que a criança mamar, garantindo que ela receba todos os nutrientes em igual quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...