Pesquisa


WebNeste site

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cozinhando de forma saudável

  A forma como cozinhamos os alimentos, assim como os ingredientes e utensílios usados têm um importante impacto na nossa saúde, podendo exercer potentes efeitos benéficos, mas também ser um fator desencadeante de doença.
O principal objetivo de cozinhar é aumentar a digestibilidade dos alimentos, aumentando assim o seu valor nutricional, e claro, o de misturar diferentes sabores para nos proporcionar enormes prazeres!
Mas quando não é realizado da melhor forma, pode condicionar uma perda considerável de nutrientes importantes, e pior ainda, induzir a formação de compostos tóxicos, associados ao favorecimento de diferentes doenças.
Por isso damos tanta importância ao que se passa na cozinha, pois podemos pôr em causa todo o esforço e dedicação colocados na seleção dos alimentos mais saudáveis. Por isso lhe fornecemos as regras básicas, para que depois baste a sua imaginação para criar pratos maravilhosos, repletos de nutrientes vitais e sem compostos tóxicos!!

Regras de uma culinária saudável:

1. Escolha os alimentos com mais qualidade

- Prefira os alimentos da época;
- Os congelados podem ser uma excelente opção para consumir fora da época (mas ler sempre os rótulos para verificar a presença de outros ingredientes, por vezes menos saudáveis);
- Prefira as frutas e os legumes de produtores locais;
- Conheça a origem dos alimentos (se o peixe é de piscicultura ou de mar, se a carne é de animais alimentados a pastagem ou a ração; se os ovos são de galinhas alimentadas ao ar livre, por exemplo);
- Prefira alimentos de origem biológica;

2. Use as temperaturas mais corretas:

- Nos assados, aqueça o forno a 200ºC, mas depois de introduzir o alimento, baixe a temperatura para os 150-180ºC (ou menos). Demora mais tempo, mas é sem dúvida mais saudável.
- Nos grelhados, afaste o alimento da fonte de calor ou controle a temperatura no termóstato (já incluído em muitos grelhadores).
- Nos fritos é mais difícil controlar a temperatura, devem, por isso, ser evitados. Mas, se o tiver que fazer, use o azeite.
- Prefira os cozidos, os assados e as caldeiradas ou melhor ainda, os cozidos a vapor;
- Se fritar um alimento, faça-o rápido e a uma temperatura moderada.

3) A quantidade de água

-  Quando colocar o azeite no início de um cozimento, coloque logo cerca de 1 colher de sopa de água para que o azeite não atinja temperaturas demasiado elevadas. Não “estale” o azeite.
- Ao cozinhar, use pouca água, para evitar a perda de nutrientes que ficam na água;
- Prefira assados ou caldeiradas, pois a água é consumida.

4) As gorduras mais adequadas:

- Cozinhe sempre com azeite;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...