Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Carboidratos – Conceitos e ação na obesidade

Muitas pessoas, temendo engordar, limitam o consumo de carboidratos na dieta como, arroz, batata, pães e doces. Em primeiro lugar é preciso distingui-los. Há diferentes tipos de carboidratos! O nosso corpo converte todos os carboidratos em glicose . A glicose é o combustível das nossas células para produzir calor e energia com que nos movemos! É indispensável classificá-los em função do açúcar que contêm e a forma como este açúcar é assimilado e convertido em glicose.
Há 3 categorias de carboidratos: complexos não processados , complexos processados e simples .

carboidratos complexos não processados: são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras ; sendo portanto mais saudáveis . Normalmente têm pouco conteúdo glicêmico (pouco açúcar simples) e incluem: arroz integral, pão de grãos integrais, milho, inhame, batata doce e aveia.

carboidratos complexos processados: são alimentos que foram submetidos a processos de refinamento . Comparados aos não processados, geralmente têm elevado índice glicêmico (alto teor de açúcar simples), poucas fibras, vitaminas e minerais, além de serem digeridos rapidamente. Estes carboidratos incluem o arroz branco, o pão branco, baguetes e batatas.

carboidratos simples: inclui açúcares, frutas e sucos de frutas, doces e sorvetes. São altamente glicêmicos e quase sempre absorvidos imediatamente pelo corpo.

Os carboidratos complexos não refinados devem ser privilegiados na dieta por serem ricos em fibras, saciam a fome e retardam a liberação da glicose . Por isso, ao ingeri-los, reduzimos a elevação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue e isso significa prevenir obesidade, diabetes tipo 2, câncer no cólon, diverticulite, prisão de ventre e hemorroidas. Reduz também o colesterol LDL (mau colesterol) e, ao mesmo tempo, auxilia na redução da pressão arterial daqueles que sofrem de pressão elevada (hipertensão).
A qualidade de carboidrato influencia diretamente na secreção de insulina! Portanto lembre-se de que uma boa escolha de carboidratos levará você a uma melhor condição de saúde e performance . O ideal e importante é consumir os carboidratos que seu corpo necessita, no momento apropriado.
CARBOIDRATOS SIMPLES
CARBOIDRATOS COMPLEXOS
Açúcar de mesa
Caldas doces
Refrigerantes
Fruta e Sucos de frutas
Doces
Grãos (milho, ervilha e feijões)
Cereais (arroz)
Pães
Vegetais
Tubérculos (batata, cará e mandioquinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...