Pesquisa


WebNeste site

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

comer peixe faz bem... mas apenas quando cozido corretamente!!



Comer peixe cozido/ ensopado 5 ou mais vezes por semana pode diminuir em 30% o risco de doença cardíaca, mas quando este peixe é frito o efeito é o oposto - basta comer peixe frito 1 vez por semana para o risco de doença cardíaca aumentar cerca de 48%. 
Estas são as conclusões de um estudo que envolveu mais de 84 000 mulheres pós menopausa, e que foi publicado na edição de Abril 2011 do Circulation.  
Já é de conhecimento geral que o consumo de peixe tem efeitos benéficos a nível cardiovascular, mas raramente pensamos que a forma como confeccionamos este peixe pode estragar este efeito benéfico
As temperaturas elevadas (>100ºC) alteram as famosas gorduras boas dos peixes, pelo que peixes assados a 200ºC, grelhados ou assados na brasa e expostos diretamente a temperaturas demasiado elevadas, ou neste caso fritos, em que a temperatura pode atingir mais de 180ºC, vão "estragar" os efeitos benéficos do consumo de peixe. O peixe frito ou confeccionado com margarinas e óleos tem outra agravante: o consumo de gorduras pró-inflamatórias, que impedem o efeito das gorduras boas do peixe.
Assim sendo, coma peixe, mas cozido/ em caldeiradas/ ao vapor e caso pretenda peixe grelhado, regule a temperatura ao mínimo e não cozinhe demasiado o peixe. 
Quando o peixe é frito, você está matando o peixe pela segunda vez, matando o valor nutricional desse peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...