Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dieta DASH - métodos para combater a hipertensão através da dieta


A dieta DASH é um guia alimentar, baseado em estudos sobre planos de dietas, elaborado pelo governo norte-americano para abaixar a pressão arterial e, desta forma, diminuir os riscos de saúde decorrentes da pressão alta. DASH é a abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension", que significa "métodos para combater a hipertensão através da dieta". O que você come afeta suas chances de desenvolver hipertensão arterial.
Cientistas apoiados pelo órgão norte-americano "National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI)" conduziram dois estudos-chave sobre dieta e hipertensão. Suas descobertas mostraram que a pressão arterial era reduzida com um plano de dieta com pouca gordura saturada, colesterol e gordura total, e que enfatizava frutas, vegetais, leite com pouca gordura e lacticínios. Esse plano alimentar - conhecido como dieta DASH - também inclui grãos integrais, peixe, frango e nozes. A dieta DASH ainda contem menos carne vermelha magra, doces, açúcar adicionado e refrigerantes comparada com a dieta típica americana. Ela é rica em potássio, magnésio e cálcio, assim como proteínas e fibras.
Pacientes hipertensos que realizaram essas mudanças em sua alimentação conseguiram reduzir sua pressão arterial e, em casos mais leves até suspender o uso de medicamentos. Nos casos mais graves, a dieta possibilitou uma diminuição da dosagem dos medicamentos para controle da hipertensão.
A dieta DASH pode melhorar a sua saúde de várias formas. Aumentar o consumo de frutas e vegetais pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer. O cálcio presente nos produtos lácteos diminui o risco de osteoporose e uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol diminui o risco de doença cardiovascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...