Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Colostro, a "primeira vacina" do bebê

Nos primeiros dias após o parto, os seios produzem um líquido fino – amarelo ou esbranquiçado, semelhante à água-de-coco – chamado colostro.
Esse primeiro leite contém água, proteínas, sais minerais e, principalmente, anticorpos conhecidos como imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e viroses. É como se fosse a primeira vacina que a criança recebe.
Por sua consistência viscosa e bastante fluida, muitas mães se assustam e acham que o leite é fraco. O colostro tem uma alta quantidade de proteínas e fornece ao bebê as defesas necessárias em seus primeiros momentos de vida.

Para mamar à vontade

. O bebê deve sugar o colostro sempre que tiver vontade e na quantidade que desejar. Ele pode passar uma hora mamando, dormir alguns minutos e depois voltar para o peito, é normal. Quanto mais ele mamar, melhor, porque é a sucção que vai estimular a produção de leite. Por ter pouca gordura e ser liberado em volumes pequenos, o colostro é facilmente digerido.

. O bebé tem poucas reservas energéticas e o Colostro dá-lhe açúcar, imediatamente disponíveis, para o funcionamento das suas células, sem precisar de digestão. O Colostro não precisa de ser transformado a nível do fígado. Ele é logo utilizável.

. O bebé tem de adaptar à vida aérea “seca”. O Colostro dos 2 primeiros dias, é uma gelatina muito rica em proteínas e sais minerais, que o ajudam a reter a água e não perder muito peso.

. O bebé tem de lutar contra o frio e o Colostro dá-lhe uma grande ração de gordura para lutar contra o arrefecimento e começar a constituição da sua (manta gorda de proteção).

. O bebé tem um sistema de defesa imunitária fraca ao nascer e não pode lutar contra as infecções. O Colostro é de uma riqueza excepcional em anticorpos e em células de defesa anti-infecciosas.

. O Colostro muda a sua constituição, de um modo considerável, durante as 3 primeiras semanas, à medida que o bebé se adapta melhor ao seu meio. É portanto dia após dia o alimento ideal para o bebé.

. O bebé ao nascer, tem a porção terminal do seu intestino, repleta de uma pasta escura, o mecónio, resíduo da atividade e da renovação das células da mucosa intestinal durante longos meses. Essas primeiras fezes são espessas, abundantes e difíceis de expulsar. O Colostro vai exercer um efeito laxante na motricidade do tubo digestivo e induzir, em algumas horas, uma limpeza intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...