Pesquisa


WebNeste site

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ômega 3 pode diminuir a depressão em idosos

A suplementação em ômega 3 pode diminuir os sintomas depressivos em mulheres idosas. Estas são as conclusões de um estudo recentemente publicado no The Journal of Nutrition, Health & Aging.

Segundo os autores do estudo, os ácidos gordos ômega 3 foram responsáveis por melhorias dramáticas na auto-estima e qualidade de vida destas mulheres. 

- as gorduras ômega 3 têm um papel fundamental no funcionamento cerebral, e não nos podemos esquecer que 60% do nosso cérebro é constituído por gordura.

- estes resultados podem ser explicados, quando a causa da depressão é nutricional, neste caso, por défice de ômega 3, mas para outra pessoas, a causa, apesar de também poder ser nutricional, pode necessitar de outros tipo de nutrientes, nomeadamente o ácido fólico ou a vitamina D, ou mesmo determinados aminoácidos.

- E claro, que temos as causas emocionais e psicológicas que contribuam para a depressão na 3ª idade.

- Ou seja, a depressão pode ter inúmeras causas, pelo que após o diagnóstico desta situação, devemos perceber as verdadeiras causas: através de uma avaliação neuroendócrina, é possível entender se existe uma causa bioquímica, e através de análises especificas, perceber se existe uma causa nutricional, para que em conjunto com a Psicologia, se trabalhar na melhoria do estado depressivo. Esta é a metodologia da consulta Cérebro, uma abordagem multidisciplinar para optimização da função cognitiva e do bem estar psíquico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...