Pesquisa


WebNeste site

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Síndrome Plurimetabólica

Além dos problemas de saúde, estética e auto-estima, o excesso de peso pode também causar uma doença: a Síndrome Plurimetabólica. Embora o nome seja estranho, suas características são bem conhecidas e comentadas. O acúmulo de gordura abdominal é a principal causa do desenvolvimento da síndrome, o que gera diversas alterações metabólicas no organismo - por isso o nome plurimetabólica.
As mudanças no corpo são causadas porque o excesso da gordura na região abdominal favorece a hiperinsulinemia, ou seja, uma grande quantidade de insulina circulante no sangue. Esse aumento causa diversas consequências perigosas como pressão alta, aumento do colesterol, do triglicérides e do ácido úrico, diabetes mellitus e alterações nos mecanismos de coagulação sanguínea, dentre outras.
O que difere uma pessoa que tem apenas pressão alta de outra que apresenta a síndrome é o acúmulo de problemas no organismo. A Síndrome Plurimetabólica é o conjunto de consequências clínicas. Alguns especialistas consideram necessário que a pessoa desenvolva, pelo menos, três dos problemas citados acima para ser considerada portadora.
Mas não basta ter alguns destes problemas para já se considerar com a síndrome. O diagnóstico médico é fundamental, já que outros fatores estão envolvidos com a doença. O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Prof. Durval Ribas Filho, explica que o tratamento geralmente é crônico e requer acompanhamento de um profissional e prescrições de medicamentos de forma rigorosa.
A principal forma de prevenção da síndrome, assim como de muitos outros problemas de saúde, é a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. " Sendo a obesidade o fator maior no desenvolvimento da Síndrome Plurimetabólica, a redução de peso corporal (através de dieta, atividade física, apoio psicológico - se necessário - e medicamentos anti-obesidade) é fundamental", destaca Durval.
Mais uma vez o controle da alimentação e os exercícios se destacam como métodos de prevenção de doenças. Por isso, é importante fazer uma boa reeducação alimentar e começar a mexer o esqueleto. Assim, além de ficar com aquele corpinho que você tanto quer, sua saúde vai estar muito bem cuidada.
Conheça alguns cuidados especiais que evitam o desenvolvimento da Síndrome Plurimetabólica e de outros problemas:

1. Diminuir a ingestão de açúcares simples.
2. Evitar o excesso de sal e reduzir o consumo de frituras e de gorduras saturadas e trans.
3. Ingerir um cardápio composto por 25% de proteínas, 60% de carboidratos e 20/25% de gorduras.
4. Apostar na atividade física, após uma avaliação médica.
5. Ir ao médico periodicamente e se submeter a diversos exames laboratoriais.
6. Seguir uma alimentação balanceada, que traga prazer e satisfação, mas que seja controlada.
7. Evitar modismos e nunca tomar medicamentos sem prescrição médica
8. Comer mais frutas, verduras e alimentos ricos em nutrientes com efeito antioxidante (como tomate, abóbora, cenoura, mamão ou espinafre) e com redutor de colesterol (soja ou peixes).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...