Pesquisa


WebNeste site

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chocolate

Estudos mostram que o chocolate é um alimento que deve ser incluído numa alimentação equilibrada. Aliado ao prazer, o chocolate traz também diversas características nutricionais benéficas ao corpo.
A principal e mais conhecida característica nutricional do chocolate é a fonte energética, que pode ser utilizada pelo corpo humano como combustível para atividades.  Trinta gramas de chocolate ao leite contém em média 170 calorias, 2 g de proteína, 16 g de carboidrato e 10g de lipídio. Dois terços da gordura do chocolate são do tipo saturada, ou seja, prejudicial ao organismo pois pode aumentar o colesterol sanguíneo e, a restante, é representada pelo ácido oléico, monoinsaturado, que não aumenta o colesterol. Além disso, é bom prestar atenção nas embalagens de chocolates, pois os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates normais.
Uma porção de chocolate ao leite contém menos de cinco miligramas de colesterol originado do leite. De acordo com o Programa Nacional de Educação sobre Colesterol (NCPE), devemos manter a ingestão diária de colesterol abaixo de 300 miligramas.
O chocolate possui também 2 substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína, em uma proporção de 10 para 1 respectivamente. A teobromina garante energia positiva, favorece a atividade mental e estimula principalmente o sistema muscular. A cafeína é conhecida como estimulante do sistema nervoso central  e contém menos de 10 miligramas em uma barra de chocolate ao leite (uma xícara de café, por exemplo, contém entre 65 e 150 miligramas de cafeína).
Um estudo recente analisou o porquê do desejo por chocolate e concluiu que as pessoas não se viciam em chocolate. Na verdade, o estudo mostrou que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo.
Isto pode ser explicado devido ao fato do chocolate estimular a produção da feniletilamina no corpo, a qual está associada à "química do amor". Este hormônio ao ser ingerido causa uma sensação de ânimo e euforia, sensações que descrevem o indivíduo apaixonado.  Ele é precursor da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como "substância química do bem estar"  que promove a sensação de extremo bem-estar e calma, fazendo com que alguns estudiosos o recomende como auxílio no combate da depressão e ansiedade.
O chocolate (principalmente o amargo) contem um flavonóide chamado catequina com forte propriedade anti-oxidante, podendo reduzir a oxidação da LDL e suprimir a atividade de lipoxigenase - dois processos que contribuem para a aterogênese e doença cardíaca .
O chocolate e o cacau em pó contêm alguns minerais, como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, mas com a adição dos outros ingredientes, estas vitaminas encontram-se em baixas quantidades no chocolate.
Pesquisas recentes mostram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. Os especialistas concordam que a maior parte das vezes é o estresse, os padrões de sono, a fome e as mudanças hormonais que causam a dor de cabeça. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido a presença de feniletilamina. Restam inúmeras pesquisas clínicas, com validação farmacológica e estudos multicentricos, voltados as causas das cefaléias, para comprovar a verdadeira relação causa - efeito.
O consumo de chocolates por crianças é permitido, mas não deve ser estimulado pois tendem consumi-los de uma só vez ou a todo instante, substituindo refeições. Vale ressaltar a importância da realização de refeições contendo todos os grupos de alimentos, para garantir o crescimento e o desenvolvimento normal da criança. Uma boa dica é não oferecer o chocolate antes ou durante as refeições. A hora certa é como sobremesa, ou até complementando o lanche da manhã ou tarde.
Tipo                    Características
Branco                 Açúcar, leite e manteiga de cacau
Ao leite                Açúcar, leite, manteiga de cacau e massa de cacau
Meio amargo        Açúcar, massa de cacau e manteiga de cacau
Em pó                 Massa de cacau moída e açúcar
Chocolate em barra (100 gramas)
Calorias : 611
Carboidratos : 30,3 gramas
Proteínas : 12,9 gramas
Gorduras : 48,7 gramas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...