Pesquisa


WebNeste site

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quinua e suas propriedades

A quinua é um grão nativo dos Andes, considerado sagrado pelos incas e, uma alternativa alimentar altamente nutricional pelo homem moderno. É conhecida também como o “trigo dos incas” e é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Os povos indígenas sempre usaram as sementes em sopas, pães e bebidas fermentadas. Junto com batatas e milho, a quinua é um alimento básico para os povos em desenvolvimento nos Andes.
O principal mérito da Quinua é que seus grãos possuem proteína de alto valor biológico, ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano. Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação), sendo especialmente ricos em lisina (aminoácido essencial com funções chaves de desenvolvimento celular e crescimento do organismo, mas não muito abundante no reino vegetal). Apesar de altamente proteicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo que impede muita gente alérgica de comer pão, macarrão ou biscoitos.
Além de ser fonte de proteína de alta qualidade e possuir baixos valores de gorduras saturadas, a Quinua possui quantidades importantes de fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais.
Dessa forma, a Quinua, junto a outros cultivos andinos, é considerada pela FAO (Food and Agriculture Organization) um dos melhores alimentos de origem vegetal devido ao seu grande valor nutricional, sendo assim, importantíssima para combater algumas carências, principalmente nos países mais pobres, onde existe grande privação de alimentos e dificuldade em atingir as recomendações de proteína e aminoácidos essenciais.
Todas as pessoas recebem os benefícios da Quinua quando a incorporam ao seu cardápio diário, mas algumas necessitam mais das qualidades desse cereal e tornam-se os públicos-alvo.
Vegetarianos restritos (que não consomem alimentos de origem animal, onde são encontradas as maiores fontes proteicas), atletas (que requerem um maior aporte de aminoácidos), celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo) e populações carentes de países pobres, formam o grupo mais bem auxiliado pelas propriedades da Quinua.
A Quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de derivados como macarrão e barras energéticas.

As formas de preparo são variadas.
Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo.
Flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes.
Já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Entretanto, sua imaginação é essencial para criar receitas e agregar esse alimento ao seu dia-a-dia da forma que achar mais agradável.

RECEITAS
Quinua com coalhada Seca e Hortelã
Ingredientes
400g de quinua em grão
1 tomate
300 g de cebola roxa
1 buquê de folhas variadas (alface, agrião, etc)
300 ml de azeite
300g de coalhada
200 g de nozes
1 limão
Sal, pimenta, hortelã e torradas de pão sírio.

 Modo de preparar
Cozinhe a quinua em água fervente com sal, escorra e deixe esfriar. Corte a cebola e o tomate em cubos, pique a hortelã e misture com a quinua, sal, pimenta, nozes, limão e azeite. Enforme o tabule e cubra com a coalhada. Sirva com o buquê de folhas e decore com nozes e hortelã. Use as torradas de pão sírio como acompanhamento.

Salada de Quinua com Iogurte e Manga
Ingredientes
1/3  de xícara de iogurte natural
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de curry
1 colher de (chá) de gengibre ralado
2 colheres de (sopa) de azeite.
Sal e pimenta a gosto
1 1/3 de xícara de quinua
2 xícaras de manga em cubos
1 Pimentão vermelho sem pele cortado em cubinhos.
¼ de xícara de salsa picada.
 Modo de preparar
1 - Numa tigela, misture o iogurte com o suco de limão o curry e o gengibre ralado. Junte o azeite e bata bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta.
2 - Cozinhe a quinua em quatro xícaras de água com uma colher de (sopa) de sal por 10 minutos ou até ficar ligeiramente macia. Escorra e passe sob água corrente.
3 - Numa tigela grande, misture a quinua com os demais ingredientes até ficar homogêneo. Junte o molho de iogurte e misture. Tempere com sal. Sirva.

Rolinhos de Frango com Abobrinha e Molho de Iogurte
Ingredientes
2 peitos de frango cortados em filés finos
2 abobrinhas cortadas em finíssimas lâminas no sentido longitudinal
1 xícara (chá) de grãos de quinua
1 cebola
1/4 de xícara (chá) de azeite (metade para regar os filés e a outra metade para dourar a cebola)
1/2 cubo de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água
Sal a gosto
Manjericão para salpicar Molho
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
Modo de preparar
Rolinhos: ferva as abobrinhas em água com sal por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar. Doure a cebola no azeite, adicione o caldo de legumes e cozinhe os grãos de quinua até que fiquem al dente e soltinhos. Com ajuda do papel-alumínio, enrole cada filé de frango com uma lâmina de abobrinha, deixando uma cavidade no centro. Regue com azeite, tempere com sal e leve ao forno quente por 10 minutos para assar. Retire e recheie com os grãos de quinua cozidos e salpicados com manjericão. Molho: bata o iogurte com o manjericão, o azeite e o alho no liquidificador. Sirva ao lado do frango, mais uma porção extra de grãos de quinua. Serve 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...