sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mito ou Verdade Sobe Dietas

1. Alimentos diet ajudam a emagrecer.
Mito. Eles não têm açúcar, mas possuem as mesmas quantidades de gordura - ou até mais - do que os tradicionais.

2. Alguns alimentos têm gordura zero.
Mito. todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado. Portanto, para perder peso, elimine frituras e use azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

3. Pode comer fruta à vontade.
Mito. Elas são naturais e nutritivas, mas são açúcares e, em excesso, engordam.

4. Quem quer emagrecer deve consumir menos sal.
Verdade. Ele não contém calorias, mas o excesso de sódio pode reter a água no corpo. Quem exagera no sal pode ficar inchada e aumentar de peso com a retenção de líquidos.

5. Para perder peso é preciso cortar os doces.
Verdade. É triste, porém necessário. É comum um único doce ter as mesmas calorias de uma refeição inteirinha. Mas nada de sofrer demais. Se for impossível resistir, coma só um pedacinho!

6. Tomar água morna em jejum emagrece.
Mito. Não há explicação científica para isso. Para emagrecer, é preciso eliminar ou diminuir a gordura ingerida e fazer exercícios.

7. Comer carboidrato à noite engorda.
Mito. Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico, como os integrais, e em quantidades adequadas.

8. Quem perde peso rápido, recupera logo.
Mito. Se a pessoa perdeu peso e continua mantendo a dieta equilibrada - com liberações apenas no fim de semana - e faz atividade física, não vai mais engordar.

9. Abacaxi queima gordura.
Mito. Nenhum alimento tem o poder de queimar gordura. No máximo, pode acelerar o metabolismo. O abacaxi ajuda na digestão das proteínas e tem boa quantidade de fibra e vitamina C.

10. Dormir após comer engorda.
Mito. Cochilar 30 minutos após a refeição é bom - facilita a absorção de nutrientes. Mas durante o sono, a queima de caloria é reduzida e o excesso vira gordura, por isso coma algo pouco calórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário